Entre os séculos XVI e XVIII, as instituições de poder político e religioso, em suas sedes e colônias mais ou menos periféricas, faziam uso das formas simbólicas de representação, como a música e as demais artes, para divulgar seus valores e princípios e mobilizar os diversos grupos sociais em favor de suas causas e projetos. Nesse contexto de fundamento cortesão, os grupos sociais se distinguiam por suas posições e funções na estrutura social, materializadas também de forma simbólica na aparência das vestes, dos gestos, feições e atitudes, e nas condições de acesso aos bens de consumo e serviços, que formavam a sensibilidade para o reconhecimento e usufruto desses mesmos símbolos e dos valores que eles representavam. Ao longo do tempo, essa sensibilidade se consolidou como um tipo válido de conhecimento, construído a partir de um tipo específico de juízo, tanto racional quanto sensível, e que foi denominado gosto. Bom ou mau, particular ou universal, o gosto não apenas definia as possibilidades de percepção e compreensão das artes, mas também suas possibilidades de produção e realização, tanto de forma velada, por meio da aceitação ou negação, quanto de forma explícita e institucionalizada, por meio da crítica.
Em 2022, o XIII Encontro de Pesquisadores em Poética Musical dos séculos XVI, XVII e XVIII – EPPM terá como tema principal de reflexão essa noção de gosto, como parâmetro racional e sensorial, regulador da produção e recepção artística desse período. A programação do evento contará com entrevistas, debates, sessões de comunicações de trabalhos acadêmicos e concertos dedicados a essa temática.
Prazo final para envio das propostas de comunicação
Divulgação das comunicações aprovadas
Prazo final para envio dos vídeos das comunicações aprovadas
Prazo para envio do texto final das comunicações para publicação
Período de realização do encontro
O 13º Encontro de Pesquisadores em Poética Musical dos séculos XVI, XVII e XVIII terá espaço para apresentação de comunicações de trabalhos de pesquisa, que serão veiculadas em formato de vídeo, de maneira assíncrona, durante a programação do evento e, posteriormente, serão publicadas em formato de artigo científico na revista acadêmica 4’33” – Revista On-line de Investigação Musical da Universidade Nacional das Artes – UNA.
As propostas de comunicação poderão ser escritas em português, espanhol ou inglês e deverão ser enviadas por correio eletrônico para a Comissão Científica do evento. Cada proposta deve ter extensão de até 4000 palavras de corpo de texto e estar de acordo com as diretrizes disponíveis abaixo.
Beggar’s ensemble
direção Marcus Held
Música para os ouvidos e a mente
Menrva Company
direção Alfredo Zaine
Sobre o bom gosto na arte da música
a ser definido
a ser definido
Consort Bassano da USP
direção Daniel Figueiredo e Giulia Tettamanti
Amor e guerra
Em fase de atualização, em breve será possível acessar a agenda completa.
Rua da Biblioteca, 21
Cidade Universitária
São Paulo – SP