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A 7ª Semana de Performance Histórica do Conservatório de Tatuí tem, como princípio, promover oficinas voltadas ao âmbito prático, isto é, da interpretação musical em instrumentos de época. No entanto, o evento procura difundir a música antiga aos mais diversos públicos brasileiros, sejam eles estudantes, diletantes ou profissionais, bem como divulgar este viés interpretativo para todos aqueles que visam aprofundar seus conhecimentos e atuação musical. Em 2021, serão oferecidas aulas em formato de masterclass de instrumentos representativos dos séculos XVII e XVIII: violino barroco, viola barroca, violoncelo barroco e viola da gamba, cordas dedilhadas históricas, flauta doce e cravo.

Agenda

As oficinas instrumentais acontecerão online entre os dias 27.09.2021 e 01.10.2021 sempre das 14:00 às 16:00 (UTC-3). Os links para acesso de participantes ativos serão disponibilizados após preenchimento da fica de inscrição.

Violino barroco e viola barroca

Emilio Moreno (Espanha)

27 de setembro

Masterclass de cordas dedilhadas históricas

Regina Albanez (Brasil/Holanda)

28 de setembro

Masterclass de flauta doce

Carmen Troncoso (Chile)

29 de setembro

Masterclass de cravo

Ana Paula Segurola (Argentina)

30 de setembro

Masterclass de violoncelo barroco e viola da gamba

Diego Schuck (Brasil)

1º de outubro

Emilio Moreno (Espanha)

O violinista e violista Emilio Moreno é um dos intérpretes mais destacados da música dos períodos barroco e clássico, cujas qualidades musicais se unem ao impacto de seu vasto conhecimento. Seguindo os estudos de música e filosofia em sua cidade natal, Madrid, Moreno estudou com Jaap Schröder na Schola Cantorum Basiliensis, na Suíça, antes de realizar seu doutoramento em Musicologia na Universidade Autônoma de Barcelona. Desde então, acumula muitos anos de experiência como solista, regente e camerista em todo o mundo, colaborando com músicos e grupos como Frans Brüggen, Gustav Leonhardt, La Petite Bande, Ensemble 415, La Chapell Royale e Stravaganza Köln. Atualmente, é o líder das violas da Orquestra do Século XVIII.

Como pesquisador e musicólogo, Moreno tem contribuído definitivamente à redescoberta do repertório esquecido da Espanha dos séculos XVII e XVIII. O resultado de sua pesquisa pode ser escutado nos diversos concertos e gravações produzidos com regularidade pelos ensembles La Real Cámara e El Concierto Español. Com La Real Cámara (e como fundador do selo Glossa), pesquisa a música dos tempos do pintor Francisco Goya, bem como produz os discos notáveis com o repertório de Luigi Boccherini, na companhia de artistas como Enrico Gatti, Wouter Müller e Gaetano Nasillo.

Moreno é professor na Escola Superior de Música de Catalunya (Barcelona), e oferece cursos e masterclass em todo o planeta.

Regina Albanez

Regina Albanez é reconhecida como uma intérprete dinâmica e imaginativa ao alaúde, teorba e guitarra barroca. Após estudar violão erudito, composição e violoncelo na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), radicou-se na Holanda para estudar cordas dedilhadas históricas com Toyohiko Satoh, no Conservatório Real de Haia. Participou de masterclasses com Andrew Lawrence-King, Hopkinson Smith, Abel Carlevaro e Duo Assad.

 

Albanez recebeu, ao total, nove prêmios no Van Wassenaar Concours of Early Music Ensembles. Apresentou-se extensivamente nas principais salas de concerto dos Países Baixos, como a Amsterdam Concertgebow, Roterdam Doelen e Utrecht’s Tivoli Vredenburg. Além disso, toca regularmente no festival Oude Muziek Netwerk, em Utrecht.

 

Além de seu trabalho na Holanda, apresentou-se em festivais e temporadas de concertos de Música Antiga ao redor do mundo, incluindo Japão, Coreia, Américas do Sul e do Norte, Escandinávia e Islândia. Gravou para rádio em todo o continente europeu e para diversos discos com diferentes ensembles, como La Primavera, Musica Temprana, Combattimento, Musica Glorifica, Musica Ficta, Grain de la Voix, Bachvereniging, Nederlandse Kamerkoor e La Suave Melodia.

 

Ministra aulas e cursos com regularidade na Holanda, Espanha, Coreia do Sul e Brasil. Além de intérprete de instrumentos históricos, também é compositora (obras editadas pela GSP, de São Francisco – EUA) e intérprete de música latino-americana na guitarra e percussão.

 

Desde 2005, é professora no Leerorkest, um projeto que oferece educação musical global, instrumental e orquestral, para crianças de ensino infantil e fundamental da periferia de Amsterdã.

Carmen Troncoso

Nascida em Viña del Mar, Chile, iniciou seus estudos muito jovem na Escuela Moderna de Música. Em 1997, recebeu o título de ‘Intérprete Musical’ e a Licenciatura em Música pela Pontifícia Universidade Católica do Chile. Em 1999, com as bolsas DAAD (Serviço alemão de intercâmbio acadêmico) e Presidente de la República, radicou-se na Alemanha, onde cursou seu Mestrado em Artes na Musikhochschule Köln-Wuppertal. Em 2020, com o financiamento da Conicyt-Becas, a Universidade de York outorgou-lhe o título de PhD em Interpretação Musical. Atualmente, é pesquisadora de nível de pós-doutorado no Centro de Pesquisa em Humanidades da Universidade de York, Inglaterra.

Carmen Troncoso é regularmente convidada a apresentar seminários, recitais e palestras na Universidade Auntônoma do México, o CMMAS em Morelua, University of Huddersfield, University of Sheffield, The Laurence Sterne Trust, The Center for Contemporary Art da Universidade de Glasgow, Pontificia Universidad Católica de Rio Grande do Sul, Universidade do Chile, Pontificia Universidad Católica do Chile, a Universidad de York, entre outras instituições.

Ana Paula Segurola

Cravista, organista, fortepianista, continuista. “Licenciada en interpretación musical: Órgano” pela “Universidad de la República” (Uruguái), e “Licenciada en Clave” pela “Universidad Nacional de las Artes” (Argentina).

Aluna da Raquel Boldorini (piano) e da Cristina García Banegas (órgão) na Faculdade de Artes da “Universidad de la República”, em Uruguái, assistiu a master-classes com renomados cravistas, pianistas, organistas e musicólogos. Foi aluna do professor Edmundo Hora na Universidade Estadual de Campinas. Em São Paulo assistiu aos cursos de cravo e interpretação da música barroca ministrados pelo professor Ilton Wjuniski e a sua assistente Maria Eugênia Sacco na Fundação Magda Tagliaferro.

Ex-beneficiária de bolsas da “Fundación Mercedes Olivera” e do “Centro Cultural de Música” (Uruguái), e da “Académie musicale de Villecroze” (França), tem se aperfeiçoado na França com o Ilton Wjuniski e a Huguette Dreyfus.

Além da sua atividade como solista, é convidada habitualmente a tocar em grupos de câmara e orquestras, tendo participado de festivais internacionais em América e Europa.

Forma dupla com Gabriel Schebor (alaúdes, vihuela, guitarras barroca e romántica), com quem tem se apresentado em tournées por Suíça, Inglaterra, Finlândia e Alemanha, auspiciadas pelo Ministério de Asuntos Estrangeiros da Argentina. Deste trabalho em dúo nasceu em 2007 o CD “Pour ung plaisir” (canções francesas e danças da Renascença), e participou em 2017 do CD “Dar luz” (contendo músicas hispanoamericanas para guitarra de 6 ordens, algumas delas com contínuo).  Tem participado também do CD “Spanische Volkslieder” (músicas hispano-americanas, publicado com a edição fac-símile do manuscrito dentro da série “Raras partituras” da Biblioteca Nacional da Argentina). Recentemente publicou o álbum “Flores de música”, com repertório dos manuscritos do Antonio Martin i Coll (Espanha, ca.1700).

Interpretou inúmeras obras inéditas do repertório latino-americano do período barroco e clássico. Realiza trabalho docente desde 1996, e desde 2018 ministra regularmente cursos e seminários no programa “Educación Permanente y Posgrados” da Universidade em Uruguái.

Diego Schuck Biasibetti

Formado pela Hochschule für Künste (Escola Superior de Artes, Bremen – Alemanha) em Violoncelo Barroco com a profª Viola de Hoog e em Viola da Gamba com a Profª Hille Perl. Graduado em Regência Coral pela UFRGS com o Prof. Dr. Joceley Bohrer, teve sua formação violoncelística iniciada com André Wentz em Caxias do Sul e posteriormente com Alexandre Diel.

Em março de 2009, apresentou-se com a viola da gamba e com o violone na ópera La Didone de Cavalli no Goetherplatz (Bremen/Alemanha), e em janeiro de 2010, sob a direção musical de Christoph Molds, tocou violone na óperaL’Incoronazione di Poppea de Monteverdi no Theater an der Wien (Viena/Áustria). Participou em 2011 com a orquestra alemã Die Kölner Akademie na turnê pela América do Sul, sob direção de Michael Alexander Willens. Foi ainda solista com a Orquestra Unisinos-Anchieta, Orquestra Sinfônica da UCS e a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre.

Na regência atua desde 2010 como regente assistente do Mto. Manfredo Schmiedt no Coro Sinfônico da OSPA na OSUCS (Orquestra Sinfônica da UCS) com a qual tem dirigido diversos concertos da série Quinta Sinfônica. Foi regente do projeto Ópera na UFRGS tendo dirigido as óperas Dido e Enéias de Purcell, L’Orfeo de Monteverdi, A Bela e Fiel Ariadne de Conradi e a montagem cênico-musical Missa do Orfanato de Mozart. 

Nos anos de 2008 e 2009 atuou como professor de violoncelo e regente da Orquestra Jovem da Kreismusikschule em Diepholz – Alemanha. Lecionou violoncelo no I, II e III Festival Internacional SESC de Música de Pelotas, violoncelo barroco e viola da gamba no IV Encontro Internacional de Performance Histórica do Conservatório de Tatuí e viola da gamba no 42º CIVEBRA.

Foi violoncelista, solista, nas extintas Orquestra Unisinos-Anchieta e Orquestra Sinfônica da UCS. Gravou quatro Cds como violoncelista na orquestra do 18º, 19º, 20º e 21º Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga, sob direção de Luis Otávio dos Santos. Atualmente é violoncelo solista na Orquestra Sinfônica de Porto Alegre e regente do Porto Alegre Consort e Coral Porto Alegre.