Agenda
22 DE NOVEMBRO

17:00

Sessão de Comunicações 1

  • Apresentação de Projeto de Pesquisa: Las flautas históricas y su repertório: problemáticas estéticas de la práctica de la música antigua en el presente [Research Project presentation: Historical flutes and its repertoire: aesthetic problems regarding the practice of early music in the presente] – Gabriel Persico, Mônica Lucas, Sandra Giron, Carolina Pérez Bergliaffa, Gabriela Galván, Andrés Arzaquet;

 

  • Lançamento do livro: Teorias, Poéticas e Práticas da Música Antiga [Book release: Theories, Poetics and Practice of Early Music] – Cassiano Barros, Luiz Henrique Fiaminghi, Mônica Lucas (Org.).

20:00

Palestra de Abertura — Ut Pictura Musica

Convidados: Prof. Dr. Leon Kossovitch (USP)

Profa. Dra. Adma Fadul Muhana (USP)

23 DE NOVEMBRO

17:00

Sessão de Comunicações 2

Mediação: Prof. Dr. Gabriel Persico (UNA)

  • Giovanni Bassano e a tradição da arte de diminuir [Giovanni Bassano and the tradition of the art of diminution] – Daniel Figueiredo e Marcos Pupo Nogueira;
  • Possibilidades de ornamentação a partir da prática da transcrição: um estudo sobre a cadência do primeiro movimento (Vivace) da Sonata N° 6 de Il Pastor Fido (ca. 1737), de Nicolas Chédeville [Possibilities of embellishment using the transcription: a study about the cadence of the first movement (Vivace) in Il Pastor Fido’s (ca. 1737) Sonata nº 6, by Nicolas Chédeville] – Letícia Arnold e Lúcia Carpena;
  • A actio na música instrumental setecentista: nuances de tons e variedade rítmica de acordo com preceptivas de Quantz e Mattheson [Actio in eighteenth-century instrumental music: nuances of tones and rhythmic variety according to Quantz and Mattheson’s precepts] – Noara Paoliello;
  • Puritas, Latinitas et Perspicuitas: as virtudes da clareza e da precisão linguística na música barroca italiana [Puritas, Latinitas et Perspicuitas: the virtues of clarity and linguistic precision in Italian Baroque music] – Roger Lins de Albuquerque Gomes Ribeiro.

20:00

Debate—Ut Leonardo Josquin

Convidados: Profa. Dra. Paula Vermeersch (UNESP)

Prof. Dr. Hector Rubio (Universidad de Córdoba)

Mediação: Prof. Dr. Cassiano Barros (UDESC)

24 DE NOVEMBRO

17:00

Sessão de Comunicações 3

Mediação: Prof. Dr. Marcus Held (USP)

  • Os quatros elementos e suas representações e influências na pintura e na música francesa do século XVIII [The four elements and their representations and influences on 18th century French painting and music] – Felipe Galhardi;
  • O Lamento Amoroso, segundo Claudio Giovanni Monteverdi e Manuel Botelho de Oliveira [The Love Lament, according to Claudio Giovanni Monteverdi and Manuel Botelho de Oliveira] – Jean Pierre Chauvin;
  • Retórica, Performance e Música: A Estética Barroca de Pe. António Vieira [Rhetoric, Performance and Music: The Baroque Aesthetics of Fr. António Vieira] – Marcus Mota;
  • Considerações sobre a História da Música em Johann Mattheson (1739) [Considerations about the History of Music in Johann Mattheson (1739)] – Paulo Mugayar Kühl e Mônica Isabel Lucas;
  • Paragone em Das Nëu-Eröffnete Orchestre de Johann Mattheson [The paragone in Johann Mattheson’s Das Nëu Eröffnete Orchestre] – Stefano Paschoal e Mônica Isabel Lucas.

20:00

Debate — Música para os olhos

Convidados: Profa. Dra. Carin Zwilling (USP)

Prof. Dr. George Gütlich (UFMG)

Mediação: Prof. Dr. Paulo Kühl (UNICAMP)

25 DE NOVEMBRO

17:00

Sessão de Comunicações 4

Mediação: Prof. Dr. Fernando Luiz Cardoso Pereira (USP)

  • Five Voices in Ferrara: an alternative context for Josquin’s Huc me sydereo and Stabat Mater [Cinco vozes em Ferrara: um contexto alternativo para Huc me sydereo e Stabat Mater de Josquin] – Brett Kostrzewski; 
  • The Susanas of Manoel Rodrigues Coelho – Finely Woven Baroque Dresses for a Renaissance Chanson – a case study of keyboard intabulations as ekphrasis of narrative, painting, and song [As Susanas de Manoel Rodrigues Coelho – roupagem barroca finamente tecida para uma chanson renascentista – um estudo de caso sobre as intavolaturas para teclado como ekphrasis da narrativa, pintura e canção] – Marcos Krieger;
  • Ut Josquin Palestrina? Parte 1. A conversão melódica do motto silábico ‘ut sol’ por hexacordes em motetos com ou sem transposição per bemolle [Ut Josquin Palestrina? Part 1. The melodic conversion of the syllabic motto ut sol’ by hexachords in motets with or without transposition per bemolle] – Fernando Luiz Cardoso Pereira;
  • Música para os olhos: considerações sobre figura e estilo a partir das preceptivas de J. Burmeister e Bernhard [Music for the eyes: considerations about figure and style according to the precepts of J. Burmeister and C. Bernhard] – Cassiano de Almeida Barros.  

20:00

Debate — Representações do Ethos Feminino

Convidadas: Profa. Dra. Silvana Scarinci (UFPR)

Profa. Dra. Laury Gutiérrez (Brandeis University)

Mediação: Profa. Dra. Silvia Fernandez

26 DE NOVEMBRO

17:00

Sessão de Comunicações 5

Mediação: Prof. Alfredo Zaine (Unesp)

  • A ênfase harmônica em detrimento do contraponto gerado pelos instrumentos de cordas dedilhadas [The harmonic emphasis on the detriment of the counterpoint generated by plucked string instruments] – Alexandre Ribeiro e Joabe Guilherme;
  • Um elogio ao retratado Francesco Geminiani como modelo de autoridade para a música britânica setecentista [A praise to the portrayed Francesco Geminiani as authoritative model to eighteenth century British music] – Marcus Held;
  • Estudos de retórica musical do século XVIII: um levantamento das traduções de fontes primárias no Brasil [Eighteenth-Century musical rhetoric studies: a survey of translations of primary sources in Brazil] – Luciana Gifoni;
  • A supressão do quinte de violon da orquestra da Ópera de Paris e suas implicações nas revisões de coros de J.-B. Lully no século XVIII [The suppression of the quinte de violon of the Paris Opera Orchestra and its implications for the revisions of the choir in the works of J.-B. Lully] – Matheus Theodorovitz Prust;
  • A realização do baixo contínuo no violoncelo: possibilidades e um estudo de caso em Vivaldi [The realization of the Basso Continuo on the Cello: methodological possibilities and a case study in Vivaldi] – William Teixeira e André Micheletti.

19:00

Homenagem ao Prof. Dr. Mário Henrique Simão D’Agostino (1963-2021)

Mediação: Profa. Dra. Mônica Lucas (USP)

20:00

Debate—Teatro dos Afetos Humanos

Convidados: Profa. Dra. Laura Rónai
(UERJ)

Prof. Dr. André Tavares (UNIFESP)

Mediação: Profa. Dra. Mônica Lucas (USP)

A poética musical ocidental dos sécs. XVI, XVII e XVIII tem como princípio a coordenação entre os processos de produção e recepção da música, numa relação de causalidade cujo fim não é ou está na obra musical, mas no efeito que ela provoca no ouvinte. Esse princípio, de natureza retórica, servia ao propósito de afirmar e consolidar as instituições e lugares de poder político e religioso, especialmente estados e igrejas, a cujos interesses essa produção musical atendia, mobilizando as comunidades de civis e fiéis. Nesse contexto, a música e as demais formas de representação simbólica do poder eram sistematicamente regradas, retoricamente projetadas e executadas e racionalmente percebidas. Hoje, essa produção musical constitui um campo específico de estudos e pesquisas científicas para o qual cada vez mais pesquisadores dirigem seus esforços. A fim de fomentar esses estudos, divulgá-los e ampliar as possibilidades de intercâmbio e difusão desse conhecimento, em 2021, o Encontro de Pesquisadores em Poética Musical dos séculos XVI, XVII e XVIII chega à sua décima segunda edição de forma instigante e desafiadora. Terá como tema principal de reflexão as relações entre essas formas simbólicas de representação. Propomos a transposição do moto horaciano “ut pictura poesis” [assim como a imagem, a poesia] para “ut pictura musica” [assim como a imagem, a música], para destacar essas relações e pensá-las como possibilidades de acesso e compreensão das teorias, poéticas e práticas da música antiga. Nesse contexto, os 500 anos da morte de Josquin Desprez também são aqui comemorados, na forma de um debate e também como eventual temática para trabalhos.

Prazos

15/07/2021 – início do prazo para envio das propostas

17/10/2021 – fim do prazo para envio de propostas

24/10/2021 – divulgação da lista de propostas aceitas, via e-mail

26/11/2021 – envio da versão final do texto da comunicação para publicação

Chamada de trabalhos

O 12 Encontro de Pesquisadores em Poética Musical dos séculos XVI, XVII e XVIII terá espaço para apresentação de comunicações de trabalhos de pesquisa, que serão veiculadas em formato de vídeo, de maneira assíncrona, durante a programação do evento e, posteriormente, serão publicadas em formato de artigo científico na revista acadêmica 4’33” – Revista On-line de Investigação Musical da Universidade Nacional das Artes – UNA.

As propostas de comunicação poderão ser escritas em português, espanhol ou inglês e deverão ser enviadas por correio eletrônico para a Comissão Científica do evento. Cada proposta deve ter extensão de até 4000 palavras de corpo de texto e estar de acordo com as diretrizes disponíveis abaixo.

A avaliação das propostas será feita pela Comissão Científica, cuja decisão é irrevogável. O processo de seleção correrá conforme o seguinte cronograma:

15/07/2021 – início do prazo para envio das propostas;

17/10/2021 – fim do prazo para envio de propostas;

24/10/2021 – divulgação da lista de propostas aceitas, via e-mail.

26/11/2021 – envio da versão final do texto da comunicação para publicação.


Critérios para seleção dos trabalhos:

  1. Pertinência: os trabalhos devem estar relacionados à área de conhecimento a que se dedica o evento;
  2. Qualidade: os trabalhos devem atender aos padrões científicos vigentes;
  3. Relevância: os trabalhos devem contribuir para os objetivos do evento;
  4. Prazos: serão avaliadas apenas as propostas de comunicação que forem enviadas até o dia 17 de outubro de 2021, via correio eletrônico.

 📂 Clique aqui para download das diretrizes para formatação das propostas de comunicação

E-mail para envio das propostas: retoricamusical2021@gmail.com

Os autores das propostas de comunicação que forem aceitas comprometem-se a elaborar um vídeo de até 15 minutos de duração para a apresentação do trabalho, seguindo as orientações que serão oportunamente divulgadas. Este vídeo deverá ser enviado à comissão científica do evento até o dia 12/11/2021. Esses vídeos serão publicados na plataforma digital do evento, de forma privada e com acesso restrito, com pelo menos 5 dias de antecedência para audiência prévia pelos participantes do Encontro, de maneira que as sessões sejam dedicadas especificamente para debates.